quarta-feira, 22 de abril de 2009

REMOLCADOR. Destroços com história?


Durante o repouso entre imersões, a nossa embarcação manteve-se fundeada no mesmo local. Depois de pregarem várias partidas a quase todos os mergulhadores, que se encontravam a observar os golfinhos que teimavam em não nos deixar, os divertidos guias lá nos chamaram para o segundo mergulho do dia.

Descendo pela proa do nosso barco, encontrámos a dezoito metros um rebocador da marinha cubana, que depois de limpo de óleos e objectos potencialmente perigosos para o ambiente e mergulhadores, foi afundado há mais de dez anos, propositadamente para o mergulho amador. Junto a ele jaziam alguns carros blindados do exército cubano. Surpreendentemente, quase todos eles possuíam ainda os pneus cheios, parecendo prontos a funcionar a qualquer instante.

Observando estes blindados, rodeados de peixes e parcialmente cobertos pela flora submarina, não podemos deixar de pensar em quantos deles terão estado envolvidos na atribulada história recente de Cuba. Quantos episódios teriam para nos contar?

Deixando os blindados para trás, regressámos ao rebocador, ainda em muito bom estado de conservação. Explorámos a ponte de comando, a zona da máquina e as engrenagens do reboque. Um mergulho fantástico, que iremos recordar para sempre. Junto ao cabo, durante a paragem de segurança, a excelente visibilidade permitiu-nos um último adeus ao REMOLCADOR e aos seus companheiros que gozam a paz do imenso azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário